Reproduzo abaixo um texto que não é meu, mas que reflete uma opinião muito consistente sobre o tal “Desafio Aceito”. Pensem.
Por Guilherme Santos: A nova modinha do momento, que você já deve ter visto passando na sua timeline é o tal do “desafio aceito”.
Eu vi isso umas dezenas de vezes. Meninas, principalmente, postando fotos em preto e branco e apenas a frase: desafio aceito. Inicialmente pensei que era apenas mais uma brincadeira idiota e sem sentido, dessas que sempre brotam na internet. Nem procurei descobrir o que seria. Até fiquei curioso, mas aí lembrei que eu tinha mais o que fazer, ao invés de procurar o motivo que levava pessoas a postarem foto preto e branco.
Então, vi outra publicação falando que não adiantava nada colocar foto em preto e branco, pois isso não ajudaria em nada a luta contra o câncer. Aí meu sentido aranha já reagiu!
Eu pensei com meus botões: Sério mesmo que esse pessoal acha que postar foto em preto e branco com a frase “desafio aceito” vai fazer algo em prol da luta contra o câncer?
Ao invés de escrever “desafio aceito” não seria mais fácil dizer: “Estou colocando essa foto em preto e branco para chamar a atenção para a prevenção do câncer. Faça o mesmo e ajude a espalhar essa informação.”??
Vivemos em uma geração de ativistas do Facebook. As pessoas acreditam que vão resolver os problemas do mundo com textões, sem levantar a bunda do sofá! Parece que a ordem do momento é postar um texto, uma foto, reclamar de algo, sem fazer nada realmente concreto, pra pelo menos poder dizer depois: “olha lá no meu perfil, eu falei disso, postei textão, apoiei a causa”. Não parça, você não fez nada não!
Que tal, ao invés de postar foto em preto e branco com frase, ir até um hemocentro doar sangue? Ou buscar ajudar alguém que realmente sofre de alguma doença e precisa de ajuda. Ou fazer algo sem tirar a bunda da cadeira, mas que realmente traga resultado: Escreva um texto explicativo, poste algo com uma mensagem clara sobre o assunto. Não adianta fazer mistério para que as pessoas tentem adivinhar o que está acontecendo.
Aí você pode me dizer: “Ah, mas deu certo, pois assim as pessoas buscaram saber o que era aquele desafio e sabem do que se trata”. Aí eu te digo: Não. Não deu certo. A “brincadeira” dizia que você tinha que passar essa mensagem: “Oi, não sou adepta, mas essa foi por uma boa causa, então aí vai: tem que colocar na tua linha do tempo uma foto tua em preto & branco pela luta contra o câncer e escrever: #DesafioAceito. Manda essa mensagem para todos que curtirem tua foto.” Aí eu te pergunto: Alguns curtiram e você mandou isso, aí então eles ficaram sabendo do que se tratava. Mas e aquelas outras dezenas de pessoas que viram a foto, como eu, e simplesmente não curtiram e não ficaram sabendo deste “nobre” desafio? Se a ideia é chamar atenção, não é mais fácil escancarar isso pra que todos saibam e se mobilizem?
E pra você não dizer que estou sendo chato, quero relatar que eu gostei e até escrevi numa coluna que tenho no Jornal de Laguna sobre o desafio do balde de gelo, que rolou tempos atrás. Naquele havia uma mensagem bem clara. Não tinha nada escondido. Todos diziam: estamos fazendo isso pra chamar a atenção para a esclerose lateral amiotrófica.
Essa ideia de postar algo sem contar o motivo é tipo quando você tá numa balada e quer xavecar uma gatinha. Mas naquela escuridão toda, você fica piscando pra ela. Ela nem tá vendo você piscar. Aí fica a lição: O que adianta piscar pra gatinha no escuro? Você sabe o que tá fazendo, mas ela não está vendo. Ou seja: Não serve pra nada!
Se você fez isso, ok! Relaxa. Não é uma crítica pessoal. Você tentou ajudar. Entendo! Mas agora que leu tudo isso e botou a mão na consciência, que tal fazer algo mais? Deixo aqui minha dica: poste outra foto, mas agora ao invés da mensagem “desafio aceito”, coloque o motivo e o link de algum artigo que fale mais ou até uma entidade a ser ajudada. Que tal?
O ativismo de Facebook pode ser de alguma serventia. Desde que tenha um propósito maior e um objetivo claro!
E aí, desafio aceito?