Não sei se é ganância ou simplesmente despreparo. O fato é que iniciativas que são sensacionais e que têm tudo para dar certo, de uma hora para outra, caem por terra. Haja visto o Nubank, que me parece que vai quebrar.
Falarei apenas superficialmente sobre este caso de um site de compra e venda de celulares semi-novos.
Já ouviram falar do site Trocafone? Não? Trata-se de uma excelente idéia, que nada mais nada menos padroniza a compra e venda de celulares semi-novos. Legal né? Sim, mas…
Pois bem. Nunca comprei ou vendi celular por lá. Mas já vi muitos comentários legais sobre o site. Honestidade, pontualidade e etc. Mas o que mais me chamava a atenção era o fato deles pagarem um preço justo pelo usado e venderem com um lucro de 20 a 30%. Justo né? Mas parece que agora não é mais assim…
Recebi um e-mail deles, com ofertas “Cyber Monday”. Só abri hoje. E pensei: vamos ver quando vale meu iPhone 6S 64GB?
Pesquisei no site e vi o seguinte resultado:
Pensei: nossa, como o preço caiu!!! O dólar baixo simplesmente aniquilou meu investimento de quase R$ 4.000,00 há alguns meses. Ok, agora vamos ver por quanto eles estão vendendo o mesmo celular… e vejo isso:
Sim, está correto o preço. Fiz a pesquisa de novo. Só a cor é diferente, não tem o prata. Mas os preços são iguais.
São 154% de lucro sobre um produto que eles apenas compram de uma pessoa e vendem para outra, sem qualquer “benfeitoria”. Há regras sobre como o celular deve estar e etc, tanto que eles classificam em 3 tipos: Excelente, Muito Bom e Bom.
E assim, aprendemos uma lição: Não são só os políticos que corrompem a sociedade. Somos todos nós. É você que compra meia entrada e dá um jeitinho de ir no show mesmo não sendo estudante. É o cara que pára por “5 minutinhos” na vaga do idoso. É aquele espertão que vende DVD pirata “com qualidade de cinema” nas esquinas da vida. E também é o empresário que teve uma ideia sensacional, mas que agora cobra quanto quer por ela, e as pessoas pagam. Vivemos em um país capitalista e consumista, mas daí a querer lucrar mais de 150% revendendo celular, não, né?
Os espertos só se sobressaem onde existem os ignorantes.
Então, fica a dica.