Texto do Claudio Tavares, que vi AQUI
Quando se fala em criatividade, logo alguns nomes vêm à mente como Bill Gates, ou Steve Jobs e logo uma barreira se forma em nossas mentes construída por pensamentos como “são mentes privilegiadas, nunca serei como eles”. Bom, se você pensa assim, jamais será pois está limitando seu próprio crescimento com crenças limitadoras.
Convido você a pensar diferente, a olhar ao seu redor, prestar atenção às pessoas do seu convívio, do trabalho, família e amigos. Você consegue apontar e dizer se há alguém nesses grupos que você considera criativo? Aposto que a resposta é afirmativa e então você começa a perceber que a criatividade é mais uma questão de atitude e que pode ser encontrada em qualquer lugar.
A criatividade é um termo difícil de definir e ainda mais difícil de enxergar ou materializar porque ela depende de um princípio básico: deixar de lado o controle.
Estamos tão acostumados ao controle e às normas, a obedecer padrões e naturalmente forçar nossos pensamentos a passarem por normas e regras, que impedimos de permitir a nós mesmos a prática criativa. Mais ainda, estamos acostumados a limitar e desencorajar o pensamento e expressões criativas nos outros, pense quantas vezes você já disse para alguém “isso não vai dar certo” ou “não é assim que se faz” ou “a gente sempre fez de outro jeito”.
Sempre que você ouvir sua voz limitadora querer sair e controlar e limitar os outros, pare e pense “e se essa pessoa estiver certa?, e se ao menos 1% tiver razão”
Passamos a vida inteira aprendendo a responder perguntas do tipo “2+2=?”, que são seguras e previsíveis, que têm apenas uma resposta correta. No momento em que nos deparamos com perguntas do tipo “?+?=4”, ficamos sem reação, porque há infinitas possibilidades de respostas e é neste exato momento que o processo criativo começa.
Há muitos mitos sobre a criatividade, há muitas crenças engessadas como “criatividade é coisa de artistas”, “preciso começar a pintar ou tocar um instrumento para ser criativo” que simplesmente fechamos as portas para os princípios básicos da criação. Vamos conferir alguns deles.
- prestar atenção àquilo que está diante de nossos olhos
- conectar e recombinar os elementos do dia a dia
- adotar a atitude de querer criar
- ter a coragem de abandonar padrões
A criatividade tem espaço para acontecer quando qualquer um destes elementos ganha espaço, ou a combinação deles. Criatividade e aprendizagem andam de mãos dadas, confira meu artigo sobre Learning Agility.
É possível ser criativo em qualquer área da vida, inclusive no trabalho.
Você sempre começa suas apresentações da mesma maneira, não? Sempre com uma página com um título, depois um sumário e então uma sequência de slides com bullets e conceitos. E se desta vez, você mudar a ordem, RECOMBINAR E REARRANJAR e começar com o final, mostrar aos seus participantes como o futuro será e a partir dele, contar como você vai alcançar aquilo. E se desta vez, você não precisar falar como você é bom ou super qualificado, mas TER A CORAGEM de deixar que o trabalho fale por si mesmo.
Quer uma sugestão para mudar de atitude? Confira o vídeo do Simon Sinek em que fala do Poder do Por Quê.
A criatividade não pode ter um lugar ou momento para acontecer. Ela está disponível a todo instante em todos lugares!
Você pode ser criativo na maneira como conversa com seus filhos, com seus colegas durante o almoço, ao escolher um novo caminho de volta para casa que não seja aquele que o aplicativo sempre escolhe para você, ao ver um filme de um estilo que não seja seu favorito. Você pode ser criativo ao se aproximar daquelas pessoas que o desafiam no trabalho.
Agora é sua vez! Comente aqui como você pode mudar de atitude e fazer algo criativo hoje!